Pedro Marques

sábado, março 19, 2005

Anúncios e prenúncios

Ontem o PSD promoveu um jantar-debate com empresários, para discutir um tema fundamental: "desenvolvimento económico caminhos a seguir". Foi uma jornada excepcional de trabalho.
Tive o grato prazer de receber largas dezenas de empresários, de vários ramos de actividade e de, enquanto cabeça de lista do PSD à Câmara Municipal de Abrantes, receber extraordinárias palavras de apoio, gratas manifestações de alento e de incentivo ao trabalho que vimos desenvolvendo. Surgiram desafios, reflexões, recomendações e senti o peso da responsabilidade que, logo ali, começa a receber.
As pessoas de Abrantes estão ávidas de mudança. Estão cansadas deste estilo, deste modelo e desta equipa. Sinto todos os dias que a hora da mudança já chegou. Tudo farei e tudo faremos para estarmos à altura daquilo que começamos a sentir que vai acontecer.
Sem exageros, sem artificialismos, sem vaidades ou superioridade, mas os sinais que vamos recebendo, todos os dias, são francos, animadores e um excepcional indicador.
O CDS esteve igualmente representado no jantar, ao mais alto nível, não obstante viver um período interno eleitoral de escolha de novos dirigentes, em acto marcado para o final do corrente mês. Reafirmaram, com reciprocidade de nossa parte, a vontade de trabalharmos juntos para vencermos as eleições de Outubro próximo.
No jantar anunciámos dados importantes dos últimos 12 anos de governação concelhia socialista.
Demonstrámos o quão falhadas foram as apostas do PS, segundo diversos estudos técnicos e científicos publicados por entidades insuspeitas.
Lançámos as bases programáticas do programa que irá ser enriquecido ao longo dos próximos meses, com especial incidência na actividade económica.
A nossa discussão foi e será exibindo diferenças de modelo, de atitude, de concepção. Iremos concentrar-nos nas causas, nas propostas, dos modelos, nos projectos. É isso que tencionamos fazer. Já o disse e repito. Não será por nós que a discussão perderá interesse e os munícipes têm direito a conhecer as propostas e as equipas e, com esses elementos, decidirem o que fazer.
A síntese desta apresentação vai estar disponível no blog da candidatura, muito em breve. Será igualmente objecto de edição em formato digital para oferta generalizada a empresas, empresários e a todos os que os solicitem.


Este foi mais um acto de campanha mas o primeiro em que discutimos um tema. Outros encontros temáticos se seguirão, já no mês de Abril e cada vez com mais intensidade. Iremos discutir o comércio, o turismo, a agricultura e a floresta, a educação e a formação, a acção social e o desporto, o lazer, mas também o planeamento, o urbanismo, as políticas de juventude e de terceira e quarta idades.
Não vamos parar.
Pela minha parte, vou dar tudo, lutar com todas as minhas forças. Por causas, por convicções, por amor ao meu concelho, onde já nasceram os meus avós e, antes deles, os avós dos meus avós. Com uma certeza: a que sinto que podemos ganhar.
Acrescento uma garantia: se vencer as eleições, como espero e desejo, serei Presidente ao longo de todo o mandato.
Compete aos outros cabeças de lista esclarecer o que farão, no caso de serem eleitos, ao longo de quatros anos. Eu aqui ficarei a tentar mudar o rumo do concelho, procurando ajudar a criar mais riqueza, mais emprego, a ajudar a fixar pessoas, a ganhar dimensão e a desenvolver todo o concelho, de modo sustentável e respeitando os princípios da Agenda 21 Local, que adoptaremos de imediato.
Sei que os adversários socialistas estão preocupados. Muito preocupados. Os movimentos de constituição de listas, as reacções dos militantes mais tradicionais do PS, os movimentos junto dos autarcas de freguesia, os movimentos de bastidores para aquisição de um jornal para o vocacionar para a difusão dos ideais socialistas desta campanha, são motivos mais do que suficientes para nos sentirmos cada vez mais confiantes e motivados.
As recentes mexidas de colunistas de comunicação social não aconteceram por acaso: resultam de um ajuste de posições, com base doutinária e programática subjacente.
Estou muito confiante. Vamos ter a melhor equipa, o melhor programa e a confiança - assim o espero - por parte dos abrantinos.
Os dias que aí vêm vão ser muito exigentes. Vai ser preciso muito sacrifício e muito trabalho.
Vamos a isso. Lado a lado com os abrantinos, construindo para todos nós um futuro mais seguro, um futuro mais puro, um futuro mais futuro!